HELENA  DIB

FIGURINISTA, ARTECRIADORA E

MULTIMINA

+ MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA: FIGURINO NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA (FEV 2019 - CURSANDO)

+ PÓS GRADUAÇÃO EM CENOGRAFIA E FIGURINO  -  BELAS ARTES  | 2017 - JUN 2018)

+ BACHARELADO EM DESIGN DE MODA - FACULDADE SANTA MARCELINA  | 2013 - 2016

+ CINEMA TOTAL - INSTITUTO DE CINEMA (INC) | 2020

+ ROTEIRO E FORMATO PARA TV COM FAGNER - BELAS ARTES | 2019

+ FIGURINO PARA TEATRO COM MARICHILENE - ATELIÊR OZENIR ANCELMO | 2017

+ PRODUÇÃO DE MODA E FIGURINO COM ALICE ALVES -  CENTRO CULTURAL B_ARCO | 2016

+ SUSTENTABILIDADE  EM  FOCO TÊXTIL  -  EACH  USP | 2015

+ CONSULTORIA  DE  MODA  -  PORTAL  DA EDUCAÇÃO | 2014

+ JORNALISMO DE MODA COM MILENE MACARON-  FACULDADE  SANTA  MARCELINA  | 2013

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA | CURSOS E FORMAÇÃO

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL | DA MODA AO FIGURINO

        Comecei minha carreira na área de moda. Já no segundo ano da faculdade atuei como Assistente de Comunicação no Ateliê de Joias Marco Apollonio e na sequência como Assistente de Estilo na marca autoral Heloisa Faria. Fiquei na Heloisa por quase um ano e participei de toda a cadeia produtiva de um ateliê e também pelo período das vendas e pós vendas, além de auxiliar no marketing e produção de moda/catálogo. Posteriormente participei da preparação do desfile do Emicida para a West Cost na Casa de Criadores. Fui Assistente de Backstage tanto na Casa de Criadores como no São Paulo Fashion Week no decorrer de três anos em marcas como a Ellus Second Floor, por exemplo.

 

        Sai da Heloisa Faria com intenção de ir para a área da comunicação. Consegui um estágio no Figurino da TV Cultura alternando entre auxílios para todas as figurinistas do departamento de programas de linha acompanhando: Os Jornais da Manhã, Reporter Eco, Manos e Minas, Ordem do Dia, Cultura Livre, Metrópolis. Durante uma semana me disponibilizei para atender aos programas da noite e conhecer melhor sobre a logistica. Nesse período acompanhei: Cartão Verde, Jornal da Cultura Segunda Edição e Roda Viva. No final de setembro passei a atender lado a lado com o Figurinista Edson Braga o programa de dramaturgia, Terra Dois, que foi premiado pela APCA de Televisão como o melhor programa de 2017. Tive a oportunidade de trabalhar com os diretores Mika Lins e Ricardo Elias tendo nesse momento o start na produção de conteúdo. Ainda em 2016 fui Assistente de Figurino e Figurinista de SET do curta metragem "O Cão foi quem Butô Pá nois Bebê" .

 

       No começo de 2017 comecei a trabalhar com cinema e produção de conteúdo. A primeira experiência foi acompanhando a gravação de dois episódios da série "Entre o Céu e a Terra". Na sequência fiquei da pré até a pós produção como estagiária na versão brasileira de Drunk History - A História Bêbada, apresentada pelo Danilo Gentili e veiculada tanto no SBT quando no Comedy Central pude trabalhar com figurino de época e atender à uma demanda de mais de 400 personagens principais em 19 dias. Na finalização de Drunk History, emendei outra série dessa vez com o renomado diretor Bruno Barreto. Pude ter o prazer de fazer assistência para duas figurinistas que admiro muito: Luciana Buarque e Alice Alves. 

       No segundo semestre de 2017 fiz produção de figurino e assistência para algumas publicidades e acompanhei no SET o reality show "Arte na Fotografia" para o Canal ARTE 1. Simultaneamente, fiz produção de moda para a Stylist Juliana Rossoni e o fotógrafo Jacques Dequecker. 

       Em outubro comecei a trabalhar no Midas Music, maior estúdio de música da América Latina, atendendo aos artistas de lá para figurino de video clipes, capa de CD/EP, fotos de divulgação, aparições em eventos e televisão entre outras situações. Fui responsável pelo figurino e styling do cantor Vitor Kley durante os dois anos que fiquei no estúdio criando, inclusive, uma coparceria com a marca Just Approve. Além do Vitor, fiz o styling e figurino de artistas como: Kell Smith, Juccas, DuoAvesso, Spect3r, DeMaria entre outros. 

        Fui chamada, em 2019, para fazer o figurino dos programas de veiculação digital da Max Fama em parceria com a Casa Laço, a Trupe Max. Foram mais de 70 figurinos infantis para os programas: Borbulhando, Abobrinha e Clipes Musiais.

        Ainda em 2019 comecei a trabalhar como figurinista/stylist e diretora de arte fazendo freelancer para produtoras como Clã Filmes, Synk Design, Gublic FIlmes e Pier 66. Fui a responsável por direção de arte para clipes de artistas como: Simone e Simaria, Jerry Smith, Clau, Luiza Sonza e PK, Elana Dara, Laura Schadeck, entre outros. Fiz também o figurino para elenco do clipe de Jerry Smith, Clau e para a banda Lagum no clipe de Será. 

      Sou stylist ainda de algumas artistas como: Júlia Rezende, Laís Bianchessi, Rai Teichiman, Clara Aguilar, Luiza Braga, Jolt entre outros. 

        Também fiz roteiros para entrevistas no canal do Matheus Massafera, videoclipes e hoje trabalho desenvolvendo roteiros para a TVWA.

 

        Co-Fundei a COLETIVO PROP junto da minha parceira, Lueli Marks.         

       Além do figurino, desenvolvo projetos freelancer em diversas áreas: roteiro, tratamento de imagem, consultoria, desenvolvimento de sites, desenvolvimento de logos e comunicação visual. Gosto de estar sempre aberta para conhecer novas áreas de conhecimento.

DRT FIGURINISTA CINEMA

Nº 0006374/SP

DRT FIGURINISTA TV

Nº 0052932/SP