HELENA  DIB. . .

PINDORAMA

DRAGÃO FASHION BRASIL 2015

PROJETO DESENVOVIDO POR: Eliana Cho/ Helena Dib/ Julia Krause/ Rafaella Caniello

A coleção cápsula tem como fonte de inspiração o Manifesto Antropófago, escrito por Oswald de Andrade, publicado em maio de 1928.

 

O Manifesto Antropofágico, ou Antropófago, revela em seu texto metafórico a necessidade do resgate das culturas primitivas brasileiras, e o cuidado que deve existir com a excessiva absorção (canibalismo cultural/antropofagia) de elementos exteriores. A modernidade e a industrialização não devem ser ignoradas, mas a verdadeira identidade nacional deve prevalecer.

 

O Manifesto foi um marco no modernismo, pois colocou em evidência a criação e a produção artística brasileira. É desse modo que a silhueta criada na coleção Pindorama escolheu ressaltar as formas elípticas e desconstruídas nos casacos e jaquetas, símbolos do urbanismo e dinamismo social, portanto escolhidas como principal ponto de enfoque e contraste. Os casacos são enriquecidos com técnicas manuais de diversos tipos como macramê, crochê, nós circulares (broinhas), tricot, e outros.

A cartela de tecidos fica por conta do linho, viscose, algodão cru, juta, renda e musseline, que criam contraste e mix de texturas. A cartela de cores começa nos tons de off e depois mantém-se nos tons terrossos, azul turquesa e coral.

 

O personagem criado por Pindorama possui um caráter multirregional. Do sul ao nordeste, carrega a verdadeira cultura brasileira,não se atrelando à nenhuma região específica, mas surgindo com um sentimento de nacionalidade.

 

”Nós só seremos civilizados, em relação às civilizações existentes, o dia em que criarmos o ideal, a orientação brasileira. Então passaremos do mimetismo para a fase da criação. E então seremos universais, porque nacionais.” - Oswald de Andrade

DFHOUSE BRASIL   | PROJETO VENCEDOR DO TERCEIRO LUGAR

004
012
003
002
001
006
005
013
007
008
009
010
011

FASHION BRIDES   | ABERTUDA DO DESFILE

020
019
018
017
016
015
014